Saiba quais são os tipos de leitura biométrica mais utilizados na tecnologia

Saiba quais são os tipos de leitura biométrica mais utilizados na tecnologia

A segurança das suas informações é algo muito importante, não se pode correr o risco de que outra pessoa acesse suas informações pessoais ou que se passe por você, dependendo do caso isso pode causar uma grande dor de cabeça e até algumas perdas.

Hoje no mercado existem tecnologias que focam em garantir a autenticidade das pessoas, um exemplo disso é a biometria nos caixas eletrônicos que impedem que outras pessoas executem ações em sua conta.

O leitor biométrico identifica os indivíduos coletando informações físicas e armazenando as informações para comparar com outros registros, verificando assim a correspondência das informações.

Existem diversas formas de se recolher essa biometria, cada leitor captura diferentes informações. Veja abaixo os diferentes formas de realizar o reconhecimento:

Digitação

A identificação pela digitação verifica a forma como a pessoa escreve, pois cada um tem sua forma de digitar. é levado em consideração os dedos que o usuário digita e até a velocidade.

Geometria da Mão

A leitura por geometria mede o tamanho da mão, o comprimento dos dedos  e articulações envolvidas. Quando realizada a leitura, é enviada uma foto para o sistema comparar com a foto no registro.

Identificação pela Voz

O reconhecimento é feito automaticamente devido a características fisiológicas e comportamentais da voz. 

Durante o cadastramento, é feita a coleta e processamento dos sinais, após isso é usado um algoritmo para extrair os parâmetros do sinal vocal.

Impressão digital

A impressão digital é uma característica única de cada pessoa. É uma método muito antigo, pois a implementação tem um custo relativamente baixo. 

Um grande problema deste método é que muitas pessoas tem digitais falhadas ou ruins e acabam não conseguindo utilizar o sistema. 

Reconhecimento Facial

O sistema de reconhecimento facial vem evoluindo cada dia mais.

Para fazer a detecção da face, o sistema recolhe uma foto em 3D do rosto da pessoa e localiza diversos pontos de referência.

A Amazon desenvolveu um sistema que possibilita até mesmo a detecção de emoções como  felicidade, tristeza, raiva, surpresa, nojo, calma e confusão. Agora eles também identificam o medo.

 

Identificação pela Íris

Íris é a membrana que fica ao redor da pupila, entre a córnea e o cristalino. 

Para realizar a coleta da membrana, é utilizado o infravermelho para gerar uma imagem. 

É um método caro, porém muito seguro.

 

Identificação pela Retina

Da mesma forma como da Íris, também se utiliza um infravermelho buscando captar os vasos sanguíneos que compões o olho. Também é um método extremamente confiável.  

Identificação pelo Padrão de Veias

A identificação do padrão de veias também usa o infravermelho para identificar o padrão de veias iluminadas. Esse padrão não muda ao longo da vida e é único para cada indivíduo. 

Veja abaixo uma comparação de alguns dos sistemas citados

Na implementação de um leitor biométrico deve ser levado em consideração qual o risco de uma falsa identificação, órgãos governamentais e empresas de grande porte em geral devem investir em uma tecnologia de alta confiabilidade, que forneça a segurança necessária para não ocorrer fraudes. Já empresas de médio e pequeno porte em que o faturamento e o risco podem ser menores, optar por métodos que possuam boa confiabilidade e custo reduzido podem ser mais indicados, como leitores que coletam a digital ou a geometria da mão podem ser um bom custo x benefício.

Comente usando sua conta do facebook
Saiba quais são os tipos de leitura biométrica mais utilizados na tecnologia
Rolar para o topo