Processadores AMD

Processadores AMD

A AMD é uma das maiores fabricantes de processadores do mundo. 

Tempos atras, a AMD trabalhava com engenharia reversa (Saiba mais sobre engenharia reversa aqui) , o que se tornava um processo inviável com o passar do tempo, e então eles a abandonaram e lançaram seu primeiro processador criado completamente do inicio, chamado K5.

A letra faz uma referência a “Kriptonite”(Criptonita), sendo uma ameaça  no mercado para o “Superman” que seria como a AMD veria  a Intel

K5

O processador K5 foi o primeiro processador x86(processadores de 32 bits) feito inteiramente pela AMD, sem copiar nada de outros fabricantes. Foi desenvolvido em 1996 com o objetivo de competir com a primeira versão do Pentium da intel.

Os modelos Sempron e Athlon da AMD são muito conhecidos por estarem muitos anos no mercado. Mas muitos não sabem dos processadores  “Phenom”, “Turion” e “Opteron” pois não foram muito divulgados pela empresa.

Os processadores da linha Athlon X2 são bem parecidos entre si. Eles possuem dois núcleos, são compatíveis com sistemas de 32 e 64 bits e outros recursos parecidos. Suas diferenças estão na quantidade de memória interna (cache), frequências e soquetes.

Haviam diversos modelos, até que a AMD optou por eliminar parte dos processadores do mercado por ter desenvolvido o novo Athlon.

Os novos modelos da Athlon foram chamados de AMD ATHLON II, com o plano de poupar energia e aumentar o numero de núcleos, que ficaram de três a quatro núcleos. Os modelos são : AMD Phenom II X2, AMD Phenom II X3, AMD Phenom II X4 e AMD Phenom II X6.

Recentes

Mais recentemente, a AMD lançou dois novos modelos de processadores na linha AMD FX que são feitos para Desktop. Eles usam a arquitetura Bulldozer e tem até 8 núcleos de processamento. Veja a lista abaixo para conhecer cada modelo:

– FX-8150: oito núcleos de 3,6 GHz (3,9 GHz Turbo; 4,2 GHz Max Turbo). – FX-8120: oito núcleos de 3,1 GHz (3,4 GHz Turbo; 4,0 GHz Max Turbo). 
– FX-6100: seis núcleos de 3,3 GHz (3,6 GHz Turbo; 3,9 GHz Max Turbo). 
– FX-4100: quatro núcleos de 3,6 GHz (3,7 GHz Turbo; 3,8 GHz Max Turbo).

Os processadores da AMD são desbloqueados para facilitar o Overclock (saiba mais sobre overclock aqui). A empresa avançou muito nessa tecnologia. 

Precisa saber mais ? Contate a empresa VCPTec que é especialista nesse assunto para mais informações.

Comente usando sua conta do facebook
Processadores AMD
Rolar para o topo
Supportscreen tag