Como montar um cabo de rede

Como montar um cabo de rede?

Nos dias atuais, quase toda casa tem um computador com acesso a internet. Segundo uma pesquisa do IBGE foi estimado que pelo menos 32,5 milhões de domicílios brasileiros possuem um computador e ainda mais se considerarmos as empresas. Porém para se obter uma máquina ligada a internet tem-se duas opções mais utilizadas, sendo elas por Conexão Wi-fi ou por cabo de rede (ou cabo UTP).

Para computadores, o mais utilizado é o cabo de rede, pois se tem uma conexão melhor com a internet que o wi-fi, podendo se trabalhar com mais velocidade, pois os dados não serão perdidos.

Os cabos não são utilizados apenas para a conexão com o computador, também é usado para a conexão do Modem Wi-fi, para que ele receba os dados de internet e distribua por um sinal de Wi-fi que será recebido por seu Notebook, celular, tablet ou até mesmo pelo computador dependendo, de sua configuração.

Depois de percebermos a importância do cabo de rede, é necessário que saibamos  configurar uma rede para que tudo funcione como esperado, veja abaixo como configurar um cabo de rede.

Como Configurar o Cabo de rede ?

Primeiro é necessário saber que existe um tamanho máximo de cabo para que ele não perca o sinal, que é de 100 metros. Após esse tamanho, o sinal começa a enfraquecer e você não terá desempenho esperado da conexão. Caso você ainda precise de um tamanho maior que 100m será preciso fazer uso de um HUB/Switch para conectar o computador diretamente a ele ou de um HUB/Switch para outro, o que chamamos de Repetição de sinal.

Para a configuração, você vai precisar de :

Quantidade necessária de cabo para sua rede

Conectores

Alicate de Crimpar

Ao comprar o cabo você percebe que ele não tem conectores, então é necessário compra-los separadamente. É possível perceber que ele possui oito fios coloridos que são divididos em pares (Cabo de par trançado).

*Caso você vá passar os cabos por tubulações, lembre-se de configurar os conectores depois de passar para facilitar na passagem. 

Como montar seu cabo de rede

Para montar o cabo de rede é necessário saber que existem padrões e os mais usados são:

EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B. Os dois funcionam muito bem!

Existem duas configurações para os cabos, sendo elas; os cabos diretos e os crossover. Nos Diretos, as duas pontas são feitas com o mesmo padrão e no crossover cada ponta usa um padrão diferente.

CABO DIRETO

Cabos diretos  são usados para interligar computarores e Switchs, as pontas devem ser iguais para que a transferência dos dados ocorra normalmente, do contrário não ocorrerá.  Lembrando que o padrão usado em um dos cabos, deve ser o mesmo em toda a rede.

CrossOver

Os cabos Crossover são usados para interligar dois computadores de forma direta, sem utilizar Switchs. Nesse caso, se você precisar compartilhar a internet, será necessário que um dos computadores possua duas placas de rede. Em uma delas você ligará o cabo crossover e em outra o cabo da internet, o qual será um cabo direto. Os cabos crossover também são utilizados para ligar um HUB/Switch a outro.

Auto Crossover

Existe hoje, uma tecnologia chamada Auto MDI/MDIX, que detecta de forma automática o tipo de cabo que é necessário e configura a transmissão dos dados. Fazendo desnecessário o uso do cabo crossover.

Caso você queira configurar HUBs, Switches e placas de rede que tenham a tecnologia Auto-MDIX, não é necessária a configuração crossover. É possível verificar a existência da tecnologia nas especificações do objeto que será utilizado. 

Para configurar o cabo siga os passos abaixo:

1-Descasque um pedaço do cabo com o alicate.

2-Separe os fios e coloque na ordem do padrão escolhido

3-Corte as pontas dos fios de modo que todos fiquem do mesmo tamanho

4 -Insira o conector RJ-45 com a trava virada para baixo e e com as pontas viradas para sua direção, interprete a sequencia escolhida da esquerda para a direita.

OBS: não deixe os fios para fora,certifique-se de que a capa do cabo também fiquei dentro do conector.

5-Verifique se os fios estão chegando até o fim do conector e em seguida coloque-o no compartimento do alicate e aperte com força para que as travas encostem nos fios.

Sua rede está pronta !

Que tal fazer um serviço profissional na rede da sua empresa? Fale com a VCPTec que é uma empresa especialista neste assunto e poderá realizar para você um serviço totalmente diferenciado.Clique aqui para maiores informações 

Comente usando sua conta do facebook
Como montar um cabo de rede
Rolar para o topo
Supportscreen tag