Siga-nos em nossas Redes Sociais para ficar por dentro das Novidades

Como montar um cabo de rede

Como montar um cabo de rede?

Nos dias atuais, quase toda casa tem um computador com acesso a internet. Segundo uma pesquisa do IBGE foi estimado que pelo menos 32,5 milhões de domicílios brasileiros possuem um computador e ainda mais se considerarmos as empresas. Porém para se obter uma máquina ligada a internet tem-se duas opções mais utilizadas, sendo elas por Conexão Wi-fi ou por cabo de rede (ou cabo UTP).

Para computadores, o mais utilizado é o cabo de rede, pois se tem uma conexão melhor com a internet que o wi-fi, podendo se trabalhar com mais velocidade, pois os dados não serão perdidos.

Os cabos não são utilizados apenas para a conexão com o computador, também é usado para a conexão do Modem Wi-fi, para que ele receba os dados de internet e distribua por um sinal de Wi-fi que será recebido por seu Notebook, celular, tablet ou até mesmo pelo computador dependendo, de sua configuração.

Depois de percebermos a importância do cabo de rede, é necessário que saibamos  configurar uma rede para que tudo funcione como esperado, veja abaixo como configurar um cabo de rede.

Como Configurar o Cabo de rede ?

Primeiro é necessário saber que existe um tamanho máximo de cabo para que ele não perca o sinal, que é de 100 metros. Após esse tamanho, o sinal começa a enfraquecer e você não terá desempenho esperado da conexão. Caso você ainda precise de um tamanho maior que 100m será preciso fazer uso de um HUB/Switch para conectar o computador diretamente a ele ou de um HUB/Switch para outro, o que chamamos de Repetição de sinal.

Para a configuração, você vai precisar de :

Quantidade necessária de cabo para sua rede

Conectores

Alicate de Crimpar

Ao comprar o cabo você percebe que ele não tem conectores, então é necessário compra-los separadamente. É possível perceber que ele possui oito fios coloridos que são divididos em pares (Cabo de par trançado).

*Caso você vá passar os cabos por tubulações, lembre-se de configurar os conectores depois de passar para facilitar na passagem. 

Como montar seu cabo de rede

Para montar o cabo de rede é necessário saber que existem padrões e os mais usados são:

EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B. Os dois funcionam muito bem!

Existem duas configurações para os cabos, sendo elas; os cabos diretos e os crossover. Nos Diretos, as duas pontas são feitas com o mesmo padrão e no crossover cada ponta usa um padrão diferente.

CABO DIRETO

Cabos diretos  são usados para interligar computarores e Switchs, as pontas devem ser iguais para que a transferência dos dados ocorra normalmente, do contrário não ocorrerá.  Lembrando que o padrão usado em um dos cabos, deve ser o mesmo em toda a rede.

CrossOver

Os cabos Crossover são usados para interligar dois computadores de forma direta, sem utilizar Switchs. Nesse caso, se você precisar compartilhar a internet, será necessário que um dos computadores possua duas placas de rede. Em uma delas você ligará o cabo crossover e em outra o cabo da internet, o qual será um cabo direto. Os cabos crossover também são utilizados para ligar um HUB/Switch a outro.

Auto Crossover

Existe hoje, uma tecnologia chamada Auto MDI/MDIX, que detecta de forma automática o tipo de cabo que é necessário e configura a transmissão dos dados. Fazendo desnecessário o uso do cabo crossover.

Caso você queira configurar HUBs, Switches e placas de rede que tenham a tecnologia Auto-MDIX, não é necessária a configuração crossover. É possível verificar a existência da tecnologia nas especificações do objeto que será utilizado. 

Para configurar o cabo siga os passos abaixo:

1-Descasque um pedaço do cabo com o alicate.

2-Separe os fios e coloque na ordem do padrão escolhido

3-Corte as pontas dos fios de modo que todos fiquem do mesmo tamanho

4 -Insira o conector RJ-45 com a trava virada para baixo e e com as pontas viradas para sua direção, interprete a sequencia escolhida da esquerda para a direita.

OBS: não deixe os fios para fora,certifique-se de que a capa do cabo também fiquei dentro do conector.

5-Verifique se os fios estão chegando até o fim do conector e em seguida coloque-o no compartimento do alicate e aperte com força para que as travas encostem nos fios.

Sua rede está pronta !

Que tal fazer um serviço profissional na rede da sua empresa? Fale com a VCPTec que é uma empresa especialista neste assunto e poderá realizar para você um serviço totalmente diferenciado.Clique aqui para maiores informações 

Comente usando sua conta do facebook
Como montar um cabo de rede
Rolar para o topo